REGULAMENTO CAMPEONATO ESTADUAL DADINHO
LOCAIS: Definidos pelo calendário da FCFM
HORÁRIO DE INÍCIO: 13:00h.
INSCRIÇÕES
As inscrições para todos os torneios de Futmesa – 2019 podem ser feitas através do site oficial da FCFM, até o último sábado, anterior ao evento.
Os clubes e botonistas que não estiverem com sua situação em dia com a FCFM terão suas inscrições rejeitadas, não serão efetivadas. Para tanto, até a inscrição para o torneio, deverá estar em dia com as taxas anteriores.
RESPONSABILIDADES E CAMPEONATO
A FCFM é responsável geral do evento, onde fará o sorteio dos grupos, a montagem das tabelas dos jogos e a divulgação do regulamento.
Cabe ao clube sede o recebimento das inscrições (R$ 30,00 por atleta), a montagem das mesas e seu nivelamento, distribuição das súmulas, certificar-se das condições do local; ventilação, iluminação, sanitários, local para refeições, a premiação, equipamento de som (se necessário) e designar mesário para controlar o cronometro e lançar os resultados.
Não haverá troca de mesas para as partidas, salvo no caso de a mesa determinada pela tabela haver sofrido dano irrecuperável. O Representante Árbitro da FCFM determinará em que mesa será realizada o jogo.
MATERIAL DE JOGO
O material individual de jogo (uniforme, times, goleiros e palhetas) é de responsabilidade dos atletas inscritos.
Os Goleiros deverão estar devidamente aferido e com o adesivo da federação visível a todos.
No caso de times semelhantes, se um dos botonistas solicitar a substituição e não houver um acordo entre os atletas, será efetuado sorteio que decidirá quem deve trocar seu time.
Os dadinhos do jogo serão novos para cada evento, sendo que após ficará com a cidade sede. Os dadinhos serão do modelo padrão adotado pela FCFM.
É permitida a troca do dadinho durante o jogo somente com a aprovação de ambos os atletas.
A mesa organizadora do evento é responsável por distribuir as súmulas antes do início das rodadas. Este procedimento é padrão mesmo para os casos de jogos com WO ou botonistas desclassificados. O preenchimento das súmulas de jogo em torneios individuais por parte dos jogadores é obrigatório, devendo constar o resultado final. Caso não observado este artigo, a mesa diretora dos trabalhos considerará o resultado como zero a zero (0 x 0), independente do placar final real. A súmula do jogo deve ser encaminhada pelo atleta vencedor ao mesário ao final da partida.
PREMIAÇÃO
Todas as divisões receberão troféus do 1º ao 3º colocado e medalhas do 4º ao 8º colocado.
Todos os botonistas que tiverem direito a receber alguma premiação, deverão aguardar o término de todos os jogos, quando será feita a entrega das premiações. O botonista que tiver direito a alguma premiação e não aguardar a entrega da mesma, será enquadrado no item Abandono (conforme descrito no Regulamento Geral de Torneios Individuais da FCFM).
FORMA DE DISPUTA DAS ETAPAS
A fórmula de disputa das etapas seguirá o proposto:
Todos os inscritos jogarão em divisão única, sendo que quando tiver até 10 (dez) atletas, o campeonato será jogado no formato todos contra todos.
Caso o número de atletas for maior que 10 (dez), serão divididos grupos dirigidos pelo Ranking de 2018 na primeira etapa, e nas demais etapas o ranking anterior a etapa.
PONTUAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Serão atribuídos 3 pontos por vitória e um ponto por empate em cada partida
Sempre quando houver empate em pontos entre atletas, ou para determinar quem tem o direito de empate nas fases eliminatórias, os critérios de desempate serão os seguintes, pela ordem:
- Maior número de pontos ganhos na somatória de todas as fases;
- Maior número de vitórias na somatória de todas as fases;
- Maior saldo de gols na somatória de todas as fases;
- Maior número de gols marcados em todas as fases;
- Sorteio
PONTUAÇÃO NO RANKING
As 5 etapas contarão pontos para definir o Campeão Catarinense de 2019.
A pontuação será igual em todas as etapas.
- Campeão – 40 Pontos
- 2º Lugar – 35 pontos
- 3º Lugar – 34 pontos
- 4° Lugar – 33 pontos
- 5º Lugar – 32 pontos
- Seguindo assim até os últimos colocados.
Para fins de desempate no final da quinta etapa, será utilizado os seguintes critérios.
- Melhor colocação em etapas.
- Segunda melhor colocação em etapas.
- Melhor colocação mais recente.
Em 2019 teremos o ranking paralelo entre ADULTO E MASTER. Nas 5 etapas, todos jogarão juntos sem distinção de categoria, somente ao final das etapas os pontos de ranking serão divididos por categorias.
Para o ATLETA ser MASTER, ele precisa ter completado 48 anos antes da primeira etapa do ano em vigor, e escolher em sua inscrição no site da FCFM em qual categoria ira jogar.
CATARINENSE DE EQUIPES
O Catarinense de clubes de 2019 será disputado em um único dia e a forma de disputa dependera do número de inscritos, os clubes poderão inscrever equipes A e B e os jogos serão no sistema de 4X4.
SUPERCOPA SANTA CATARINA
Os 10 (Dez) melhores do Ranking se enfrentam em turno único no sistema de todos contra todos, os demais atletas do ranking se enfrentam pela serie Prata e Bronze dependendo da quantidade de inscritos.
RANKING CATARINENSE 2018 – DADINHO
GALERIA DE CAMPEÕES
- 2018 – André Amorim
- 2017 – Roberto Capela
- 2016 – André Amorim
- 2015 – André Amorim
- 2014 – André Amorim
- 2013 – André Amorim
- 2012 – André Amorim
- 2011 – Oswaldo
- 2010 – Ferreira
- 2009 – Paulinho
GALERIA DE CAMPEÕES – EQUIPES
- 2018 – Avaí Futmesa
- 2017 – C.N. Marcílio Dias
- 2016 – C.N. Marcílio Dias
ARBITRAGEM
Fica determinado que não há necessidade de arbitragem nos jogos. Porém, em caso de solicitação de arbitragem por parte de um atleta, o Representante da FCFM do evento poderá escalar qualquer um dos inscritos no torneio, bem como eventual atleta presente que se coloque à disposição.
O atleta que se recusar a disputar a partida para a qual foi solicitado árbitro, terá o mesmo tratamento dado no item ABANDONO.
ABANDONO
Será considerado abandono de competição quando o atleta tiver 2 (dois) WO no mesmo torneio, sendo que os resultados anteriores em que foi vitorioso (se ocorrer) serão considerados WO também, revertendo a vitória para o adversário daqueles jogos, com exceção de jogos com adversários do mesmo clube.
O WO será considerado 1×0.
O Atleta enquadrado no caso ABANDONO de competição estará automaticamente suspenso da próxima etapa.
CASOS OMISSOS
Os casos omissos ou duvidosos serão julgados de imediato por uma Comissão formada pelo Representante da FCFM e dois botonistas por ele indicados, desde que não estejam envolvidos no fato, preservando a continuidade do campeonato.
André C. de Amorim
Diretor Técnico
DE ACORDO
Presidente